Representação digital

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. È também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais. O processamento de sinais analógicos é feito pela Amostragem, Quantização e Codificação.



Código binário
A informação com que os computadores trabalham é baseada no código binário, de valência dois (número de símbolos distintos que constituem o alfabeto desse código).
Este sistema é composto por dois dígitos (1 e 0). Cada dígito, chamado um bit, é representado por estados eléctricos: ON (com corrente) - representa o número 1 e OFF (sem corrente) - representa o número 0.
Assim, a informação é representada por uma sequência de bits (impulsos eléctricos). Os bits agrupam-se em conjuntos de oito - os bytes.




Codigo decimal
O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez. Baseia-se numa numeração de posição, onde os dez algarismos : 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 servem para contar unidades, dezenas, centenas, etc. Da direita para a esquerda. Contrariamente à numeração romana, o algarismo árabe tem um valor diferente segundo sua posição no número: assim, em 111, o primeiro algarismo significa 100, o segundo algarismo 10 e o terceiro 1, enquanto que em VIII (oito em numeração romana) os três I significam todos 1.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário