Dispositivo de entrada
Entende-se por dispositivo de entrada , um sistema que permite introduzir dados do exterior, num computador ou outro sistema informático com o intuito de os processar ou de servirem para controle do processamento.
São exemplos de dispositivos de entrada:
O teclado
Os seus princípios de funcionamento mantêm-se idênticos ao descrito anteriormente, ou seja, existe no computador uma interface que converte a sequência de impulsos eléctricos em sinais digitais e que por meio de um interrupt transfere os dados para a memória.

O joystick
Joystick, é um manípulo capaz de converter os movimentos realizados pelo utilizador para sinais digitais que irão ser posteriormente interpretados pelo sistema. Embora determine duas dimensões, os movimentos podem ser interpretados como tridimensionais.

O touch-pad
É um pequeno ecrã táctil, que faz corresponder, o deslizar do dedo do utilizador, a um movimento dum apontador no ecrã. É possível usar o próprio ecrã como botão ou botões. Quando o ecrã "sentir" um toque mais forte, o driver interpreta-o como um toque no botão esquerdo. Quanto ao toque no botão direito, é comum especificar a parte direita superior  como a parte correspondente ao toque no botão direito.


O rato
É um dispositivo que funciona sobre uma superfície plana, tem uma esfera na parte inferior do seu interior e através de orifício entra em contacto com a superfície. Pelo movimento da esfera são gerados movimentos em dois eixos (x e y), que por sua vez estão ligados a sensores de posição. Estes sensores de posição, normalmente através de tecnologia óptica, detectam o movimento e convertem-no em sinais digitais que envia para o computador.
Dispositivo de saída
Ao contrário dos dispositivos de entrada , dispositivo de saída é qualquer sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior para que seja posteriormente utilizada.
São exemplos de dispositivos de saída:
O monitor
São de todos os dispositivos de saída, o mais conhecido.



A impressora
São os dispositivos mais comuns de saída de informação para suporte físico como é neste caso o papel. Por mais que se possa pensar que o papel está condenado a desaparecer nos próximos anos, a verdade é que a maior parte dos fabricantes continuam a investir milhões em investigação e protótipos de novas tecnologias com vista à sua adaptação a tarefas de impressão. Por outro lado, com o advento do laser e da cor disponíveis a preços impensáveis há poucos anos, cada vez mais uma boa apresentação em papel é bem vista.


Dispositivos entrada/saída
São exemplos de dispositivos de entrada/saída :

O monitor táctil
Funcionam como dispositivos de entrada e saída de dados, e têm as características de saída equivalentes aos monitores normais, mas permitem a introdução de dados através de toques na área de ecrã.

  
O data glove
Luva de dados, que permitem ao utilizador receber informação táctil, assim como passar informação para o computador




Dispositivos de armazenamento
É um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informação (dados). Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Um dispositivo de armazenamento retém informação, processa informação, ou ambos.
Existem vários dispositivos de armazenamento como :
            O CD ROM







A PEN DRIVE


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário