COR

Cor
A cor (equivalente em língua inglesa é hue) está presente em tudo o que observamos, desempenhando um papel essencial na percepção dos objectos através da presença da  luz.
A cor resulta da existência da luz. Portanto, com a ausência de luz não existem cores, existe apenas a cor negra.
A luz do Sol contém vários tipos de radiações que constituem o espectro electromagnético. E cada comprimento de onda corresponde a um tipo de radiação.
Apenas uma pequena faixa da radiação é captada pelos nossos olhos, varia entre os 400 e os 700 nanómetros e é designada pelo Espectro Visível (fig.1).


O olho humano
O olho humano é um mecanismo complexo desenvolvido para a percepção de luz e cor. É composto basicamente por uma lente e uma superfície fotossensível dentro de uma câmara, grosseiramente comparando a uma máquina fotográfica.
A córnea e a lente ocular formam uma lente composta cuja função é focar os estímulos luminosos.
O olho humano
O olho humano é um mecanismo complexo desenvolvido para a percepção de luz e cor. É composto basicamente por uma lente e uma superfície fotossensível dentro de uma câmara, grosseiramente comparando a uma máquina fotográfica.
A córnea e a lente ocular formam uma lente composta cuja função é focar os estímulos luminosos.
A íris (parte externa colorida) é fotossensível e comanda a abertura e fecho da pupila.
O interior da íris é coberto por um pigmento preto que evita que a luz reflectida se espalhe pelo interior dos olhos.
O interior dos olhos é coberto pela retina. Neste ponto do processo da visão, o olho deixa de se assemelhar a uma máquina fotográfica e passa a agir mais como um scanner.
A retina é composta por milhões de células altamente especializadas que captam e processam informação visual a ser interpretada pelo cérebro.
O outro tipo, o bastonete, espalha-se pelo resto da retina. Estes são adaptados à luz noturna e à penumbra.
Os cones (centro visual do olho) são responsáveis pela captação da informação luminosa vinda da luz do dia, das cores e do contraste.



Modelo RGB(Red, Green e Blue)
Uma grande percentagem do espectro visível pode ser representada misturando-se luz vermelha, verde e azul (RGB) em várias proporções e intensidades. Onde as cores se sobrepõem, surgem o cyan, o magenta e o amarelo que são as cores secundárias da
cor-luz.
As cores são criadas acrescentando luz a cada uma das cores intervenientes no processo.
O monitor da televisão e do computador utiliza as mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorrem na natureza.


Modelo CMYK (Cian, Magenta, Yellow e blacK)

As cores do monitor são reproduzidas numa impressora através dos pigmentos.
Os pigmentos criam as cores primárias azul, amarelo e vermelho, as quais, juntas, criam outras cores.
O método mais comum de reprodução de imagens coloridas em papel é pela combinação de pigmentos cyan, magenta, amarelo e preto.


Modelo HSB (Hue (matiz), Saturation (saturação) e Brightness (brilho)).

Sem luz todos os objectos são desprovidos de cor.
Com base na maneira como as pessoas percepcionam as cores, o modelo de cor HSB define as cores com três atributos: matiz (H), saturação (S) e brilho (B) - (H hue, S saturation, B brightness).
Matiz é o nome que damos a uma cor na linguagem comum.
Os matizes formam o círculo das cores. Vermelho, azul, verde são matizes.
Saturação ou croma é a vivacidade da cor e o quanto de concentração de cor que o objecto contém.
Quanto mais alta é a saturação, mais intensa é a cor.
Brilho refere-se ao acréscimo ou remoção de branco de uma cor.
As cores podem ser separadas em claras e escuras quando seu brilho é comparado.
O brilho é uma medida de intensidade da luz numa cor.
Baseado na percepção humana das cores, este modelo descreve três características fundamentais da
cor:
- Matiz: é a cor reflectida ou transmitida através de um objecto. É medida como uma localização no disco de cores padrão e expressa em graus, variando de 0° a 360°. Geralmente, o matiz é identificado pelo nome da cor, como vermelho, laranja ou verde.
- Saturação, ou croma: é a força ou a pureza da cor.
A saturação é a quantidade de cinza existente em relação ao matiz, medida como uma percentagem de 0% (cinza) a 100% (totalmente saturado).
No disco de cores padrão, a saturação aumenta do centro para a aresta.

Modelo YUV

O MODELO YUV tem em conta uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que da cor.
Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão pois, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB.
Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente.
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.
Graças a este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário no outro modelo.
O Modelo YUV é adequando às TELEVISÕES A CORES, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância, sendo também adequado para SINAIS DE VÍDEO.
Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem.



MODELO LAB (L-luminosidade, A-eixo verde e vermelho, B-eixo azul e amarelo)
No início do século XX foram realizadas muitas pesquisas sobre cores no sentido de se chegar a um modelo que seria utilizado de acordo com a tecnologia da época.
Em 1931, o trabalho realizado pela La Commision Internationale de L’Eclairage (CIE), definiu um modelo de cor baseado na maneira como o olho humano percebe as cores.
Em 1976, esse modelo de cores foi refinado para proporcionar cores consistentes, independentes das características de qualquer componente de hardware. Em alguns programas como o Fhotoshop, por exemplo, esse modelo é utilizado para converter um modelo de cor para outro. Assim, quando ele converte de RGB para CMYK, primeiro ele converte para LAB e, então, de LAB para CMYK.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário