O tipo de letra define o aspecto que o texto terá no ecrã, este é constituído por um ficheiro que inclui todos os caracteres desenhados. Este ficheiro está normalmente localizado na pasta “sistema” do seu computador. Portanto, qualquer programa pode usar estes tipos de letra para desenhar caracteres. Aqui estão alguns nomes de tipos de letra mais usuais : Times, Courier, Arial...
Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outros.
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas.
Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.As fontes foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do Postsript.
0 comentários:
Enviar um comentário