Multimédia

Conceito multimédia
O conceito multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e claro, apresentações multisensoriais. Multimédia é uma experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre num ambiente interactivo de computador
Quanto à sua natureza espácio-temporal
Estáticos

Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráfico

Imagem

Grafismos criados em computador ou importados do exterior por
scanner, podem substituir ou ajudar a ilustrar as mensagens; torna
os interface s com o utilizador mais agradáveis


Texto
Sob a forma de fontes tipográficas; fornece grande parte da
informação; algumas palavras podem fornecer comandos de
navegação

Dinâmicos
Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.

Aúdio
áudio corresponde reprodução electrónica do som nos formatos
analógico e digital.


Vídeo
O Vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens,
também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames
apresentadas por segundo designa-se por frame rate.
Animação
• A Animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de
gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
• Actualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador,
através de software específico.

Quanto à sua origem
  • Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
  • Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
Modos de divulgação de conteúdos de multimédia

  • Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
  • Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário