Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.
Dentro da biometria existem vários métodos de reconhecimento. Estes são alguns dos mais utilizados :
Impressão digital
A impressão digital é composta por vários sulcos, que em sua formação apresentam diferenças chamadas de pontos de minúcias, ou seja, aquelas partes em que os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam abruptamente (terminação). Cada um desses pontos tem características únicas, que podem ser medidas. Necessitando para isso de um dispositivo, o sensor biométrico, capaz de efectuar o registo da impressão digital, com um elevado grau de precisão, por forma, a registar os traços, minúcias, que definem a impressão digital.
Reconhecimento da Íris
O reconhecimento através da íris é possível através da análise do tecido colorido que se encontra á volta da pupila, e que possui mais de 200 pontos passíveis de serem utilizados numa comparação. A tecnologia da íris depende de visão computorizada, reconhecimento de padrões, inferência estatística e óptica. Esta tecnologia propõe-se a identificar pessoas de forma extremamente segura e em tempo real, fazendo uso de análises matemáticas dos padrões que existem na íris e visíveis a olho nu. Como a íris é um órgão interno e protegido cuja textura é estável ao longo dos tempos permite que um único registo seja utilizável durante toda a vida. Esta tecnologia pode ser usada em identificação pura mesmo em bases de dados nacionais com milhões de registos.
Geometria da mão
A biometria de geometria da mão tira uma imagem tridimensional da mão e mede o seu tamanho e o comprimento dos dedos e das articulações. É um dos preferidos da indústria e tem sido utilizado por muitos anos - predominantemente para aplicações de controle de acesso. Apesar da geometria da mão, assim como a geometria do dedo não alcançar os maiores níveis de precisão, seu uso é conveniente e a vantagem primordial é a grande quantidade de usuários que podem ser processados rapidamente .
0 comentários:
Enviar um comentário