Imagem
COR
A córnea e a lente ocular formam uma lente composta cuja função é focar os estímulos luminosos.
A córnea e a lente ocular formam uma lente composta cuja função é focar os estímulos luminosos.
O interior da íris é coberto por um pigmento preto que evita que a luz reflectida se espalhe pelo interior dos olhos.
O interior dos olhos é coberto pela retina. Neste ponto do processo da visão, o olho deixa de se assemelhar a uma máquina fotográfica e passa a agir mais como um scanner.
A retina é composta por milhões de células altamente especializadas que captam e processam informação visual a ser interpretada pelo cérebro.
O outro tipo, o bastonete, espalha-se pelo resto da retina. Estes são adaptados à luz noturna e à penumbra.
Os cones (centro visual do olho) são responsáveis pela captação da informação luminosa vinda da luz do dia, das cores e do contraste.
Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão pois, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB.
Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente.
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.
Graças a este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário no outro modelo.
O Modelo YUV é adequando às TELEVISÕES A CORES, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância, sendo também adequado para SINAIS DE VÍDEO.
Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem.
Tipos de letra
A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos, utilizado ao redor do mundo — devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto...
Actualmente, várias famílias tipográficas são derivadas (ainda que distantes) dos tipos originais de chumbo de Garamond e estão disponíveis para computadores digitais. Apesar de tais famílias tipográficas serem inspiradas na escrita de Garamond, elas diferem em vários aspectos.
Calibri é uma família tipográfica sem serifa, mais conhecida como a nova fonte da suíte Microsoft Office 2007. Ela substitui a família Times New Roman (para o Microsoft Word) e Arial (para o Microsoft PowerPoint, Excel e Outlook).
Fontes tipográficas
Tabela ASCII
American Standard Code for Information Interchange (ASCII), que em português significa "Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de sete bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamento de comunicações, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Estes dispositivos só percebem números, sendo assim um código ASCII é uma representação numérica de um carácter, tal como um 'a' ou um 't'. A maioria dos actuais esquemas de codificação modernos, com suporte para muitos caracteres, tiveram origem no código ASCII.
Representação digital
Este sistema é composto por dois dígitos (1 e 0). Cada dígito, chamado um bit, é representado por estados eléctricos: ON (com corrente) - representa o número 1 e OFF (sem corrente) - representa o número 0.
Assim, a informação é representada por uma sequência de bits (impulsos eléctricos). Os bits agrupam-se em conjuntos de oito - os bytes.