A imagem corporativa (em certa medida coincidente com o conceito de posicionamento) corresponde à percepção ou tradução psicológica da identidade corporativa, isto é, à visão que o público em geral tem da organização. Está, portanto, fortemente associada à representação visual traduzida nas percepções que os diferentes stakeholders constroem a partir dos diferentes elementos de comunicação e interface com a organização, tais como publicidade, pontos de venda, relações públicas, símbolos, marcas, logótipos, cores, embalagens, etc.
Formato GIF
GIF (Graphics Interchange Format), que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos" é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.
Joint Photographic Experts Group: foi criado em 1990 pelo comité que deu o nome a este método de compressão. O JPEG foi projectado para comprimir imagens de sujeitos reais (tais como fotos), tanto coloridas quanto em escala de cinza. O JPEG tem como característica intrínseca a perda de qualidade da imagem, ou seja, uma imagem descomprimida não é exactamente igual à original. Por outro lado, permite taxas de compressão muito mais elevadas do que métodos sem perda.
Formato PCX
É um dos formatos raster mais antigos, criado para o programa Paintbrush da Microsoft, ainda no tempo do DOS. A versão actual suporta cores de 24 bits, embora antigas versões suporte apenas 256 cores. O PCX é aceite por muitos programas de imagem.
Formato PNG
PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja particularmente usado nas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap).
Formato TIFF
É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é o formato mais popular na digitalização e separação de cores.
O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos.
Formato LZW
FormatoLempel-Ziv-Welch: foi desenvolvido em 1984 para compactar dados em discos magnéticos. Hoje em dia, métodos como este tornaram-se populares pelo seu uso em programas de microcomputadores (Doublespace, Zip, etc), funciona muito bem com imagens gráficas, onde a quantidade de cores é discreta e onde existem muitas áreas com tons constantes.